By Ana Letícia

Como reduzir manchas de acne

Não é fácil lidar com manchas causadas por acne e ela pode deixar manchas que podem incomodar bastante, principalmente quando envolve a questão estética.

Essas manchas afetam muito a autoestima, principalmente em pelo fato de que algumas delas podem permanecer por muito tempo na pele.

como reduzir manchas de acne
Quem tem pele mais escura ou negra sofre bastante com esse fator, pois as manchas não são capazes de clarear por conta própria. Nesse caso, é necessário um tratamento para reverter essa situação.

Se as manchas te incomodam, não preocupe, pois, atuamente existem diversos tipos de tratamentos que pode fazer para reduzir ou até mesmo fazer com que essas manchas sumam de vez.

Para te ajudar a reduzir as manchas da sua pele, reunimos algumas informações e dicas de tratamento que pode realizar para deixar sua pele lisa.

Por que a acne pode causar manchas?

Espinhas são inflamações que surgem na pele. Essas lesões aumentam a produção de melanina que junto a inflamação, acabam formando manchas. Essas manchas podem ser vermelhas, roxas ou marrons.

Existem diversos tipos de manchas que surgem na pele, e entender quais são os tipos, é fundamental para a saúde da pele.

+Leia Manchas na pele: como evitar e tratar

como reduzir manchas de acne

Como reduzir manchas de acne

Existem algumas ações que podem ser tomadas para reduzir manchas de acne. Confira abaixo:

1- Use protetor solar

Além de ser capaz de evitar o envelhecimento precoce, o protetor solar também pode evitar manchas ou a piora delas.

Utilizar protetor solar diariamente mesmo que não saia de casa é fundamental para a saúde da pele e também para evitar que vários tipos de manchas se desenvolvam.

2- Esfoliar a pele

A esfoliação é essencial para a saúde da pele, pois quando fazer isso ajuda a remover células mortas da pele. Sendo assim, as manchas também reduzem com o passar do tempo.

É importante lembrar que a esfoliação não pode ser feita todos os dias, se feita em excesso ela pode agredir a pele. Duas vezes na semana já é mais que suficiente.

3- Hidratar a pele

É muito importante hidratar a pele, principalmente depois de uma boa esfoliação. 

Usar o hidratante certo, é fundamental para manter a pele sempre saudável. Mas cuidado, pois se usar um produto, principalmente hidratante que não foi desenvolvido para seu tipo de pele, pode acabar tendo um efeito não muito bom na pele.

4- Usar produto clareador

Hoje em dia existem alguns produtos que auxiliam no clareamento de manchas. Isso acontece, pois, esses possuem compostos ácidos que são capazes de realizar esse procedimento.

+Leia Ácidos para a pele: veja como usar e para que servem

Cada ácido específico para a pele tem uma função diferente. Veja quais são os ácidos que clareiam manchas:

  • Ácido Retinóide: também pode evitar o surgimento de manchas;
  • Ácido Kójico: o tratamento com ácido kójico pode durar meses, porém é eficaz no desaparecimento de manchas;
  • Ácido Glicólico: mais indicados para fazer procedimentos como peeling.
Os ácidos indicados acima podem ser encontrados em alguns procedimentos estéticos, como o peeling, por exemplo. 

5- Fazer tratamentos estéticos

Existem alguns tratamentos estéticos que fazem procedimentos para clarear e uniformizar o tom da pele. Isso faz com que as manchas reduzam até não existirem mais e mesmo sendo mais caros que os cuidados que podemos fazer em casa, os resultados são mais rápidos.

Encontre um espaço de estética para saber mais sobre tratamentos do tipo que podem te ajudar a reduzir manchas. Tratamentos do tipo podem não mostrar resultado na primeira sessão, por isso é necessário fazer mais algumas sessões com intervalos de uma semana.

6- Cuidados com a pele diários

É fundamental manter a pele limpa todos os dias, além do protetor solar para evitar que os raios UV agridam a pele. O protetor precisa ser específico para o rosto, com fórmula não oleosa para não gerar mais o surgimento da acne.

Receitas caseiras para eliminar manchas

Receitas caseiras podem ser grandes aliadas, principalmente para quem não pode comprar produtos. É possível clarear manchas na pele com algumas coisas que você pode ter em casa.

É importante lembrar que antes de utilizar qualquer produto, mesmo sendo caseiro, é essencial fazer um teste de alergia antes. Afinal, se você utilizar algo que pode deixar sua pele irritada ou vermelha, sem dúvida o problema no rosto pode piorar.

1- Receita caseira: vinagre de maçã

O vinagre de maça pode ser um bom redutor de manchas, pois sua composição é rica em ácido acético. Esse ácido auxilia no clareamento da pele e pode ser aplicado diretamente no rosto e outras regiões do corpo.

Para fazer isso, basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã com a mesma quantidade de água e aplicar no local das manchas deixando agir por até 3 minutos.

2- Receita caseira: Babosa

A babosa conta com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias por ser uma planta medicinal da espécie Aloe Vera que possui aloesina e aloína. Por isso, o conteúdo da planta (gel transparente) é capaz de reduzir manchas escuras na pele ou melasma.

Para poder usar, basta lavar bem duas folhas de babosa, reservar em um recipiente seco e com um pano limpo passar o gel no local das manchas ao menos três vezes.

3- Receita caseira: chá de aroeira

A aroeira  também é uma planta que possui propriedades medicinais. Seu nome científico é Schinus terebinthifolius. Suas propriedades ajudam a clarear a pele e também podem inibir enzimas.

Para a receita, basta deixar as cascas do tronco junto com algumas folhas  deixando ferver por alguns minutos. Depois de morna, basta aplicar na pela com gaze e deixar agir por alguns minutos. Esse processo pode ser feito até que as manchas desapareçam.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Mais ideias no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

Um comentário

  1. Oi, tudo bem? Cuidar da pele é muito importante, ainda mais quando ela é sensível. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.