Viver de blog: como pessoas comuns estão vivendo de blog atualmente | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Viver de blog: como pessoas comuns estão vivendo de blog atualmente

Muitas pessoas conseguem viver de blog atualmente. Se você está nesta postagem é porque deseja saber como você pode se tornar um blogueiro em tempo integral.

Viver de blog
Por que você quer viver de blog? Qual o motivo de querer ser um blogueiro em tempo integral?

Antes de qualquer coisa, é importante saber o motivo pelo qual você quer isso.

Pode ser que existam diversas razões que te façam querer ser um blogueiro ou blogueira que tem blog. Alguns dos mais comuns são os seguintes:

  • Você é mãe e precisa ficar em casa cuidando dos filhos;
  • Você quer transmitir informações de determinado assunto;
  • Você precisa de dinheiro;
  • Você quer sair do seu emprego de tempo integral e trabalhar para si.
Cada pessoa que começa a blogar tem um motivo e no meu caso, me tornei blogueira por estar atrás de um passatempo e ele acabou se tornando uma das minhas fontes de renda.

Mesmo não sendo minha principal fonte de renda atualmente, o blog tem me dado muitas oportunidades e devo lhe dizer que não foi fácil.

Mas mesmo agora, eu ainda tenho pretensão de um dia começar a viver de blog!

Antes de começarmos, eu quero compartilhar a minha história com você. Como já mencionado, eu ainda não sou blogueira em tempo integral, ainda tenho outras fontes de renda.

Em alguns meses consigo ter uma renda mensal maior com o blog que com meus outros trabalhos. 

Como comecei a ganhar dinheiro com meu blog

Acompanho blogs e canais no youtube desde quando "tudo era mato". Meu primeiro blog não deu certo e nunca tive autoestima o suficiente para aparecer na frente de uma câmera e conversar. Escrever sempre foi uma das maneiras que mais usei para expor opiniões e desabafar.

Quando criei meu blog sabia que queria um dia começar a ganhar dinheiro com ele, mas não sabia como fazer isso. 

Naquela época eu conhecia apenas o Google Adsense e sabia que poderia ganhar dinheiro com parcerias, mas não sabia que no meio da blogosfera existiam tantas maneiras de monetização.


Eu comecei a ganhar dinheiro com blog quando comecei a finalmente aceitar que não conseguiria fazer isso ficando parada.

Eu precisava divulgar meu trabalho, estar em sites de marcas que procuram blogueiros e influenciadores e acima de tudo trabalhar dia e noite para alcançar esse objetivo.

SITES E APLICATIVOS PARA ENCONTRAR PARCERIAS:

ganhar dinheiro
Com o Intellifluence em apenas um mês ganhei o total de $305,00 dólares com parcerias que consegui por lá. 


Eu não tenho muitos seguidores no meu blog ou nas redes sociais, mas mesmo assim, acabo conquistando coisas que nunca imaginei que conquistaria. 

Atualmente utilizo mais de uma maneira de monetização, que é o ideal para blogs. Essa é a maior vantagem de se ter um blog atualmente.

As maneiras de monetização que utilizo são as seguintes:
  • Anúncios no blog;
  • Programa de afiliados;
  • Parcerias.
Claro que existem muitas outras maneiras de monetização para blog, mas essas são as principais e as que mais recomendo e outros blogueiros também.

ganhar dinheiro

Como pessoas comuns estão vivendo de blog atualmente

Dentro e fora do país é possível notar que existe uma grande concentração de blogueiros que tem blog. Blogueiras enormes nacionais e internacionais ainda mantém seus blogs ativos e atualizados.

Neste texto, você vai descobrir ao menos o básico de como as pessoas estão vivendo de blog atualmente e como você pode fazer isso também.

1- Elas criaram um blog

Quando criei meu blog, eu escolhi pelo blogger, pois ele se mostrava muito mais didático para mim. Mas você pode começar um blog pelo Wordpress ou Hostgator que é um dos maiores criadores de sites atualmente.

Você pode começar um blog completamente gratuito e com o passar do tempo o deixando profissional com domínio próprio e template ou começar com um blog profissional.


No início você pode usar temas gratuitos, porém, o ideal é utilizar temas mais profissionais. Passei os primeiros anos do meu blog utilizando temas simples, mas em breve pretendo trocar para um tema novo quando transferir meu blog para o Wordpress.

2- Elas escolheram o nicho ideal

O nicho é o tema sobre qual você vai escrever. Antes de qualquer coisa você deve se perguntar sobre o que você vai escrever. 

Acima de tudo, escolha um tema que você goste, afinal, você pretende trabalhar com isso. Essa é a hora que você vai descobrir para quem estará escrevendo, ou seja, qual é seu público alvo.

Jamais comece o blog pensando apenas no dinheiro e escolhendo um nicho que você não gosta e não tem propriedade para falar.

O blog vai exigir tempo e energia de você, então esteja muito bem preparado!

É importante lembrar que as pessoas estão buscando por soluções para seus problemas na internet e como já mencionei várias vezes por aqui, os blogs de diário não funcionam mais há muito tempo.

Isso significa que os leitores não estão aqui para ler o que você comeu hoje ou sobre seus problemas, isso você pode deixar para o youtube ou tiktok.

Ao visitar um post em seu blog, o leitor quer simplesmente resolver um problema ou aprender algo que pode ajuda-lo.

Quando você busca por algo no Google, por exemplo, normalmente procura por "como fazer" e normalmente são perguntas como as seguintes:

  • Como fazer bolo de cenoura;
  • Como ganhar dinheiro na internet;
  • Como tirar passaporte;
  • Como viajar barato.

Sem contar com as perguntas quando sentimos dores, normalmente sempre fazemos essas peguntas para o Google.

A verdade é que você não precisa ser um super profissional ou especialista no tema escolhido. 

Normalmente, o que blogueiros não profissionais fazem é compartilhar suas experiências com outros. 

Agora que entendeu melhor a ideia, é hora de começar a escrever sobre o que você gosta. 

O que você precisa fazer agora é colocar seus esforços nesse seu futuro trabalho

3- Eles começaram a blogar e a gerar tráfego

A primeira coisa que um blogueiro faz é simplesmente começar, não importa se é um blogueiro profissional ou não. 

No meu caso, comecei com um blog feio e desorganizado e acabei aprendendo as coisas com o passar do tempo.

Não vou mentir que anda estou aprendendo e tenho muito o que aprender. 

Uma dúvida que muitos tem é como gerar tráfego para o blog. Ainda mais hoje em dia que as pessoas se concentram mais em plataformas de vídeo. 

Atualmente os blogueiros investem arduamente no Pinterest para levar tráfego ao blog. 

A melhor parte é que não é necessário investir dinheiro para isso, você pode fazer de modo totalmente gratuito.

Criei este blog em 2016 e em 2017 já comecei a utilizar o Pinterest para gerar tráfego. 

Quando passei a levar o Pinterest a sério, muita coisa mudou e até hoje ele é o maior responsável por direcionar tráfego para cá e assim viver de blog.


Mas de qualquer maneira, é muito importante ter mais de uma fonte de tráfego. Por isso, é fundamental que todo blogueiro saiba técnicas de SEO. 

Aqui no blog você pode ver como escrever um post de qualidade clicando aqui. Lá eu também disponibilizei uma checklist do post perfeito para blog.

4- Eles escreveram no mínimo 5 postagens antes de lançar o blog

No meu caso eu não sabia o que estava fazendo com meu blog e não tinha ideia do que estava escrevendo aqui. E é por isso que eu recomendo escrever algumas postagens antes de realmente lançar o blog.

O recomendado é que as postagens sejam longas e aprofundadas tendo de 1.000 a 2.000 palavras. 

Se você não quiser publicar todos os textos em um dia, você pode programar no tailwind. Por lá você também pode programar os posts das suas redes sociais como, Pinterest, Instagram e outros.
Uma das partes boas de escrever adoidada sobre vários temas diferentes por aqui, foi que eu descobri do que eu realmente gosto de escrever e até mesmo criei um outro blog.

Com isso, acabei me dando conta do que o meu público gostava de ler, por isso atualmente produzo mais esse tipo de conteúdo.

Grandes blogueiros fazem o mesmo, por isso eles crescem cada vez mais e ganham cada vez mais dinheiro e conseguem viver de blog.

5- Eles aprenderam a ganhar dinheiro com blog

Mesmo agora, muitas pessoas buscam por maneiras de ganhar dinheiro rápido com blog, mas o que eu vou te dizer agora pode ser um banho de água fria: não tem como ganhar dinheiro com blog rápido.

Isso não é algo que acontece de um dia para o outro, pois envolve esforço e dedicação. Muita dedicação!


Nos posts indicados eu falei das melhores maneiras de ganhar dinheiro de verdade com blog e como conseguir parcerias para que isso seja possivel.

6- Eles estão sempre implementando e aprendendo novas estratégias

Quando se tem um blog e a pretenção é ganhar dinheiro com ele, não dá pra ficar parado na mesma sempre. 

Algumas estratégias podem não dar certo, assim como muitas por aqui não deram certo e grandes blogueiros que vivem de blog também já fizeram e não deu certo.

Isso serve de aprendizado para saber o que não fazer com seu blog e continuar implementando novas estratégias no seu blog.

Não adianta ficar triste com uma estratégia que não deu certo e não persistir em outras estratégias. Dessa maneira, será possível começar a viver apenas de blog um dia.

Como é ser blogueiro atualmente?

Com minha experiência de 6 anos blogando, o que tenho pra dizer é que eu trabalhei muito para chegar até aqui.

Ganhar dinheiro pela internet independente da plataforma não é um trabalho fácil. Meu trabalho de blogueira ainda é a parte, eu tenho outras fontes de renda ainda, porém já recebo um bom dinheiro por mês.

Se você pensa que ser blogueiro que tem blog é simplesmente sentar na frente do computador, escrever um texto e deixar lá, você está completamente enganado!

Para quem quer ganhar dinheiro tornando o blog como uma fonte de renda extra ou como renda única, é importante se dedicar em criar um bom conteúdo e ajudar os leitores.

Blogueiros precisam ser criativos e criadores

Todo blogueiro é um criador de conteúdo. Devido sua experiência com um tema, você pode ajudar muitas pessoas ao redor do mundo.

Não é fácil ser blogueiro, afinal isso exige muito, porém, ajudar pessoas é a melhor parte de se ter um blog. 

Quando as pessoas me enviam e-mails ou deixam comentários falando que um post meu o ajudou, eu fico realmente tocada e muito emocionada.

Isso faz com que eu nunca desista de estar aqui. Uma dica que dou e muitos outros blogueiros também dão é se colocar no lugar de quem está lendo.

Comece pensando nas coisas que você gostaria de ler ou algo que você já teve dúvida e aprendeu. O que você fez para tirar manchas de acne? Como é o seu curso da Universidade? 

Lembre-se que aquele número de leitores, não são apenas números, são pessoas. 

Você também pode ganhar dinheiro blogando

Você também pode ganhar dinheiro blogando e eu tenho provas! Caso tenha interesse em criar um blog, mas ainda não acredita que as pessoas ainda ganham dinheiro com isso, eu vou mostrar um pouco do que ganho apenas com parcerias por aqui!

No mês de junho de 2022 eu acumulei o total de R$ 1,458,75 apenas com parcerias do Intellifluence. Você pode ver a prova acima na captura de tela.

Atualmente tenho unido diversas estratégias para alavancar cada vez mais o meu blog e aumentar a minha renda. Eu estou cada vez mais procurando novas formas de monetização e testando aqui no blog.

Não apenas eu, mas diversos blogueiros têm conseguido ganhar dinheiro com seus blogs. Muitos conseguem ganhar mais de R$ 1.000,00 por mês e grande parte deles tem feito entre 5 mil a 10 mil reais por mês.

Isso utilizando diversas estratégias de marketing e não apenas com anúncios no blog. 

Alguns blogueiros ganham dinheiro sem ter anúncios no blog, esses costumam ganhar dinheiro com cursos próprios e marketing de afiliados.

Meus ganhos com parcerias internacionais como da China, Estados Unidos e outros vão todos para minha conta no PayPal, então recomendo que crie uma conta por lá, visto que algumas plataformas de anúncios também enviam o pagamento para a carteira digital. O único problema do Paypal é que ele cobra uma taxa por envio.

Para receber do Google Adsense, eu recebo o valor total sem taxas pela conta Inter.

Adsense

Como pode ver, eu recebo menos com anúncios que com parcerias. Uma das partes mais difíceis de ser blogueiro é que os valores mensais podem variar a cada mês e muitas vezes ganhamos centavos com os anúncios do Adsense.

Sempre digo que bons resultados nem sempre são garantidos. Talvez demore meses ou até mesmo anos para conseguir a começar a viver de blog.

Quando estamos dispostos a começar um negócio, como um blog, por exemplo, é necessário levar esse trabalho a sério assim como levaria um trabalho CLT.

Começar um blog é uma responsabilidade enorme e requer total dedicação.

Mesmo que não seja algo garantido, o blog pode ser um negócio que pode te levar a ganhar cada vez mais dinheiro por mês. Não existe limite de ganho.

Porém, pode ser difícil para você no início assim como foi para a maioria dos blogueiros que começaram assim como eu, sem saber o que estava fazendo. 

De qualquer forma, ainda permaneço firme e tenho notado um aumento considerável nos meus ganhos.

Se não fosse meu blog, talvez eu não tenha conquistado algumas coisas materiais, por exemplo. 

Em como meu blog me ajuda financeiramente que você pode ler aqui, eu falei que graças ao meu blog eu consegui trocar de celular.

Você pode conseguir isso e muito mais seguindo os passos acima e se aprimorando cada vez mais.

Organize uma programação que funcione

Se você estuda ou trabalha fora, por exemplo, é fundamental ter uma programação de blog. Assim, seu blog vai funcionar e levando ele a sério você pode começar a viver apenas dele.

Quando comecei meu blog eu tinha acabado de trancar meu curso de psicologia, mas com o tempo eu passei a fazer outros cursos e acabei ingressando em uma Universidade Federal, o que me toma muito tempo mesmo sendo EAD.

Para blogar você pode tirar um tempo extra que você tem ou o fim de semana. Lembre-se que deve ser algo que você precisa levar a sério ou não vai dar certo.

Grandes blogueiros que vivem de blog gastaram muito do seu tempo trabalhando sem ganhar nada! Inclusive eu que passei pelo menos 2 anos ganhando o total de 0 reais.

Atualmente eu trabalho em casa escrevendo para outros blogueiros, isso me dá a liberdade de poder realizar meus outros trabalhos como meus blogs por mais tempo que o normal.

Mas antes, quando passava a maior parte do dia estudando ou em outros trabalhos, eu não tinha muito tempo, porém já ganhava dinheiro.

Eu realizava meus compromissos e tirava no mínimo duas horas do dia para meu blog. 

Comecei um blog em 2018 de cultura pop asiática e doramas, mas eu não tinha tempo para ele. Então comecei a me dedicar ao que mais me rendia dinheiro no fim do mês que era este.

Mas vamos supor que você trabalha fora ou estuda o dia todo e não tem muito tempo para isso. Saiba que 1 hora que você tira do seu dia é o suficiente.

Você precisa ser consistente, pois o blog é um trabalho a longo prazo. Ele vai te dar benefícios futuros e com esforço e dedicação você vai longe.

Atualmente eu trabalho TODOS OS DIAS SEM FALTA COM MEU BLOG, uns dias mais e outros menos devido ao meu trabalho por fora.

Como é minha rotina com meu blog

Infelizmente ainda não vivo de blog, mas sei que muitos vivem disso e estou me dedicando cada dia mais para conseguir isso um dia.

Atualmente tenho o privilégio de fazer minhas horas de trabalho e veja bem, eu trabalho de domingo a domingo, mas se fizer diferente, o seu blog pode dar certo do mesmo jeito.

Como já mencionado, eu tenho dois blogs. Ultimamente tenho me dedicado mais a este utilizando a regra 80/20.

De dia eu realizo meus outros trabalhos e à noite me dedico aos blogs. Tem dias que me dedico unicamente aos blogs. 

Mas eu não passo o dia todo escrevendo para meu blog, pois ele precisa ser divulgado. 

Então eu publico todos os dias de 10-20 pins de qualidade no pinterest. Normalmente agendo os pins no Tailwind ou no próprio Pinterest.

Por que você deve criar um blog imediatamente?

Os blogs oferecem ótimas oportunidades e existem diversas maneiras de ganhar dinheiro com eles. 

A prova disso são os grandes blogueiros conseguem viver de blog e acreditam que ganhar a vida com blog seja muito mais fácil que com conta no Instagram ou canal no youtube.

Você pode realmente ajudar pessoas

Quando se é criador de conteúdo você aprende e ensina ao mesmo tempo. Essa é uma troca sem contar com o carinho dos leitores.

Você pode ganhar muito mais que ganha no seu trabalho atual

Ganhos com blog são ilimitados, você pode ganhar cada vez mais dinheiro com o passar do tempo com esforço e dedicação.

Blog é uma das maneiras mais baratas de ganhar dinheiro na internet

Eu comecei meu blog com o total de 0 reais, não tinha nada e não sabia nada. Mas de qualquer maneira ter um blog é uma das formas mais baratas de ganhar dinheiro na internet.

Vamos por partes:

Você quer ganhar dinheiro na internet gravando vídeos, mas precisa de recursos! 

O Instagram principalmente, requer imagens de qualidade que muitas vezes apenas os celulares mais caros podem proporcionar.

O blog é um negócio com baixo risco em comparação com outras opções de investimento. 

Você pode fazer como eu criando um blog totalmente gratuito e depois investir dinheiro nisso.

Muitos blogueiros começam dessa maneira e começam a investir dinheiro apenas com a renda ganha do próprio blog até conseguir viver de blog.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.