Como começar a ganhar dinheiro com seu blog | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como começar a ganhar dinheiro com seu blog

Atualmente muita gente vive de blog e consegue até pagar contas com o dinheiro que vem dele. Saiba como começar a ganhar dinheiro com seu blog!

Muita gente ainda acha que os blogs estão acabando ou já acabaram há muito tempo, porém, pensar dessa forma é um grande erro. Hoje em dia muita gente ganha dinheiro com blog ou até mesmo vivem disso e muitas outras estão tentando começar a ganhar dinheiro com seu blog.

Ser seu próprio chefe, trabalhar no conforto da própria casa com o que gosta ou de onde quiser, é o sonho de algumas pessoas e realidade de muitas. Provavelmente, você já ouviu falar de pessoas que vivem de blog. Isso é e está se tornando muito comum nos últimos tempos.

Se você parar para notar, muitas influenciadoras e influenciadores, mesmo depois de todo o sucesso que conquistaram não deixaram seus blogs de lado. Sem contar que algumas empresas e lojas famosas possuem blog e mesmo que recentes, criam um.

Esse método é muito utilizado para alcançar mais pessoas para empresa, loja ou mais compradores para infoprodutos, mas é possível viver só de blog. Se você já tem ou pretende criar um blog para ganhar dinheiro, continue lendo as dicas para saber como você pode começar a ganhar dinheiro com seu blog.

Vantagens de trabalhar com blog

Trabalhar de onde quiser

Esse é um sonho possível e como já falei, é a realidade de muitos. Já imaginou trabalhar em sua casa, durante uma viagem ou na casa de um amigo que você não precisou cancelar sua ida para lá por precisar ir trabalhar?

Trabalhar com blog te dá inúmeras possibilidades de locais de trabalho, pois você não precisa ter um espaço fixo e pode fazer isso até mesmo do seu celular.

Diversas formas de ganhar dinheiro 

As possibilidades que você tem por trabalhar com blog são várias e existem diversas formas de ganhar dinheiro com ele.

Monetizar um blog é muito mais fácil que monetizar um canal no YouTube e tem muita gente perdendo oportunidades de ganhar dinheiro com um blog.

Formas de monetizar um blog:
  • Anúncios 
  • Anúncios diretos
  • Parcerias
  • Programa de afiliados
  • Outros
Saiba mais lendo o artigo sobre como monetizar seu blog.


Possibilidade de trabalhar com o que ama

No mundo da blogosfera existe essa possibilidade de trabalhar falando de um assunto que você gosta. 

Se você gosta de viajar por exemplo, você pode criar um blog sobre viagens, mas se você gosta de outras coisas, não tem problema. Existem blogs de vários tipos de temas diferentes e isso é chamado de nicho nesse meio.

Normalmente as pessoas escolhem um nicho de acordo com sua afinidade e autoridade que tem sobre um assunto em específico. Quanto mais conhecimento sobre o assunto, melhor será o retorno financeiro do blog.

Trabalhar quando quiser 

Não. Trabalhar com blog não é nada fácil e quem é micro empreendedor dono do próprio negócio, sabe que há mais trabalho que descanso, porém o retorno pode ser muito bom compensando todo esforço. Com blog não é diferente, uma das vantagens é você poder trabalhar quando quiser.

O trabalho de blogueiro é um trabalho independente, sendo assim, é possível definir o tempo de trabalho da melhor forma para não afetar sua produtividade. Se você prefere trabalhar pela noite, isso não irá afetar seu rendimento.

Como começar a ganhar dinheiro com seu blog 

Mas como ganhar dinheiro com blog? É necessário ter equipamentos super caros para isso?  É algo muito impossível? 

A resposta das duas últimas perguntas é não. Você não precisa ter o melhor computador e nem o melhor celular para ter um blog. Para isso basta ter boas ideias de artigos e conhecimento sobre o assunto que você quer abordar.

Quando comecei meu blog era muito sem graça, mas se eu não tivesse começado, nunca teria as oportunidades que já tive com ele e nunca teria tantas descobertas.

Isso significa que seu blog não precisa ser o mais bonito do mundo e nem um domínio próprio para ser monetizado para que comece a ganhar dinheiro com ele. Você só precisa seguir alguns passos importantes abaixo!

1- Crie um blog 

A primeira coisa que você vai fazer é criar um blog. Se você já tem um descarte essa parte e passe para o próximo.

Para criar um blog você não precisa gastar absolutamente nada. Existem plataformas onde você pode hospedar seu blog gratuitamente e o blogger é um deles e nenhuma que você escolher irá interferir nos ganhos.

Sites e lojas com programa de afiliados:

  1. Amazon
  2. Hostgator
  3. TRIBE (paga em dólar);
  4. Méliuz (clique AQUI e ganhe 5 reais no cadastro)
  5. Intellifluence (paga em dólar)

2- Crie conteúdo de valor

O conteúdo é a parte mais importante do blog. Bons conteúdos são a porta de entrada para o sucesso, por isso é necessário muita dedicação nessa parte.

No início não ligava muito para o conteúdo, apenas publicava qualquer coisa achando que teria sucesso dessa forma e mesmo que na época eu considerasse meu blog como um hobby, esperava ter no mínimo alguns leitores fieis.

Depois, quando finalmente fui aprovada no Adsense decidi levar meu blog a sério. Comecei a me esforçar mais com os conteúdos e logo passei a conseguir e a receber parcerias. 

Logo percebi que antes havia perdido muitas oportunidades de parceria com minha preguiça de me esforçar um pouco mais com meu conteúdo. Eu tinha um método de ganhar dinheiro e quase joguei isso fora perdendo tempo.

Um dos segredos de começar a ganhar dinheiro com blog é pensar mais no conteúdo que no dinheiro. Para conseguir esse feito, é necessário ter muitas ideias na manga além de publicar bastante conteúdo de valor e acompanhar o que funciona e o que não funciona no seu blog.


3- Seja Constante

Não basta criar conteúdo de valor. Você precisa manter sempre seu blog ativo. Mas como fazer isso? Publicar no mínimo um artigo por semana já é um número considerável. Não é o suficiente, mas é um número bom de postagens por semana.


Dessa forma, você alcançará mais pessoas aumentando o número de visualizações e será mais fácil conseguir parcerias, vender produtos e muito mais. 

Comece a pensar no seu blog como um trabalho, dessa forma você levará mais a sério e logo passará a ter melhores retoenos retonos com ele!


4- Divulgue nos lugares certos

Quando estava iniciando no mundo da blogosfera acabei pecando muito nesse sentindo. Eu quase não divulgava meu blog, apenas publicava qualquer coisa e deixava a própria sorte. Além de não fazer nada, ainda reclamava que as visualizações eram baixas.

O Google atualmente é o segundo canal por onde vem as visualizações daqui do blog. Porém, ele não é o suficiente para alcançar um número bom de pessoas. 

Você pode divulgar seu conteúdo onde quiser, mas nos locais corretos. Nada de divulgar seu post sobre biquínis em um grupo sobre cabelos do Facebook, saiba separar os nichos e respeitar as regras de grupos fechados para não ter problemas.

Alguns grupos não permitem divulgação, porém muitas vezes tem um espaço específico para isso. Compartilhar seu conteúdo é um passo muito importante para começar a ganhar dinheiro com seu blog.

Mas onde divulgar? Divulgue seus artigos em redes sociais como Pinterest, Facebook, Instagram, Bloglovin e outros. 

Você também pode aproveitar as oportunidades para divulgar algum post através de comentários em tópicos que tenham ligação com o assunto. Isso também dá um bom retorno, ainda mais se tiver muitas pessoas interessadas.

+Leia também


5- Se tornar afiliado em um programa de afiliados

Para ganhar dinheiro com blog, você não precisa ter anúncios ou criar um produto próprio. 

Como já disse, o blog nos dá muitas oportunidades de ganhar dinheiro e o programa de afiliados é um deles. A maioria dos blogueiros e até mesmo youtubers utilizam esse método  e dá muito certo. Diversas lojas conhecidas e confiáveis como a Amazon tem esse tipo de programa.

Como funciona? O programa de afiliados é muito simples. Para se tornar um afiliado, você precisa se cadastrar em alguma loja ou empresa que tenha um programa e começar a colocar links nos artigos ou banner no blog. Sempre que alguém comprar algo através dos seus links, você ganhará uma porcentagem do valor que foi comprado.

A melhor parte do programa de afiliados é que você pode divulgar seus links onde quiser, não apenas no blog. Além disso, para se tornar um afiliado, você não precisa de vários seguidores, inscritos ou um número considerável de artigos no blog.

6- Divulgue seus serviços 

O blog pode ser um ótimo meio de divulgar seus serviços. Principalmente se você trabalha como assistente virtual, vende templates, designs e outros.

Utilizar seu blog como canal para oferecer serviços, é uma ótima forma de alcançar seu público. 

7- Dedicação 

Para ter sucesso com qualquer coisa é necessário dedicação. 

Como falei lá no início, não ganhava nada com meu blog quando não me dedicava a ele. Depois que passei a publicar conteúdos bons, longos e aprofundados, finalmente passei a ganhar um pouco de dinheiro com ele.

Hoje em dia ainda não bati minha meta, porém com tudo o que tenho feito em meu blog, tenho chegado cada vez mais perto.

Antes do último tópico vamos relembrar os passos que você precisa dar para começar a ganhar dinheiro com seu blog:
  • Crie um blog
  • Crie conteúdo de valor 
  • Seja consistente na produção de conteúdo
  • Divulgue nos lugares certos 
  • Afilie-se em programas de afiliados 
  • Divulgue seus serviços 
  • Dedique-se ao blog
8- Seja paciente 

Não. Você não vai começar a ganhar dinheiro com seu blog logo depois de cria-lo. Esse é um trabalho de longo prazo que exige consistência e muita paciência.

Tem blogueiro que começou a ganhar dinheiro com dois anos e tem aquele que começou só depois de cinco anos. 

Se você tem dedicação, divulga seu conteúdo nos locais corretos e busca sempre aprender mais sobre seu nicho, está no caminho certo. Nunca pare de aprender sobre os assuntos que você aborda no seu blog, pois o mundo vive em constante movimento e as coisas mudam com muita rapidez em alguns casos.

Blogueiros e blogueiras devem sempre se adaptar as coisas novas para não perder leitores e alcançar mais pessoas.

Conclusão 

Agora que já sabe e tem todos os passos anotados, é hora de começar a blogar.

Não espere ter equipamentos melhores e de última geração para iniciar. Apenas comece, pois mesmo começando de baixo, não será o único nem muito menos o último.

Se você gosta de escrever ou apenas quer arriscar algo novo, crie um blog e comece hoje. Não espere aprovação de ninguém para isso!

Não se esqueça de ser paciente e de ter em mente a recompensa que terá no final. A caminhada é difícil, mas  a chegada é maravilhosa.

Mais dicas no Pinterest Quinze Pras Nove Blog
Instagram do blog @quinzeprasnoveblog

13 comentários

  1. Realmente você está certa, no começo do meu blog era só por permuta, levou muito tempo até conseguir ganhar dinheiro, mas é importante não desistir nunca! Amei tuas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Oie linda! Ótimas dicas...realmente é um trabalho cansativo, por vezes, mas é muito gratificante. Como você disse, persistência e bons conteúdos já é un ótimo começo.

    Beijos,
    Paloma Viricio💙💫

    ResponderExcluir
  3. De vez em quando eu tiro uns trocados com o meu. Acho que se eu focasse mais, talvez eu tirasse uma graninha todo mês hehe

    ResponderExcluir
  4. Em uma época eu estava desmotivada com o meu blog, mas depois de um tempo percebi que temos que persistir para conseguir transformar o nosso blog em algo rentável.
    Gostei das dicas ☺️

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas para um momento complicado! Eu confesso que não mantenho o meu com a finalidade de monetizar. Gosto de ter um pouco de liberdade no Dois Pernos. Mas foi muito bom saber detalhadamente todo o processo. Obrigado pelo Post!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Você simplesmente arrasou em todas essas dicas que trouxe, que são bem importantes. Ainda estou nessa fase de tentar monetizar meu blog, então é claro que já anotei muitas das dicas que você trouxe. Vou começar a colocá-las em prática agora. Arrasou no post, maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Dicas imprescindíveis as que você trouxe! Trabalhar com blog é muito bacana, mas requer atenção e dedicação! Adorei suas ideias! Im abraço!

    ResponderExcluir
  8. Eu particularmente considero o blog um meio mais eficaz pra se ganhar dinheiro,muitas empresas ainda acreditam nos blogs para divulgar seus produtos, ótimas as suas dicas, suas dicas ajudaram muito bjs.

    ResponderExcluir
  9. Suas dicas são muito úteis, pois com quase 6 anos de blog consegui menos de cinquenta dólares. Vou seguir suas dicas, obrigada.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. São dicas muito impirtante que você dá aqui. O Blog precisa reinventar a forma de se apresentar também. Tudo evoluiu, mas a estrutura do blog me parece ter ficado meio perdidad no tempo.

    ResponderExcluir
  11. Esse mundo da blogosfera nem sempre é fácil mas se persistirmos e continuamos a trabalhar mais cedo ou mais tarde teremos frutos. Gostei das suas dicas.

    ResponderExcluir
  12. oi
    Eu adorei a dica é maravilhosa, é muito bom fazer o que gosta e ganhar uma graninha ;)

    ResponderExcluir
  13. olá, tudo bem?
    gostei muito das suas dicas, são essenciais para quem quere crescer no mundo dos blogs e granhar também, e subertudo essencial que estejamos dentro do blog porque gostamos e não só porque com este ou aquele post vamos ganhar algum dinheiro, o blog tem de se manter nosso e não podemos deixar de preder a identidade só porque estamos a ganhar dinheiro com alguns post ou com publicadade.

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.