Como ter um blog de sucesso atualmente | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Como ter um blog de sucesso atualmente

Você quer criar um blog ou que o seu seja reconhecido, mas está pensando em como fazer isso? Veja agora como ter um blog de sucesso!

Há tempos que muitas pessoas vivem de blog até hoje. Até mesmo os influencers mais famosos ainda deixam seus blogs no ar e publicam nele.

Talvez você já viu algum blog de sucesso na internet e ficou se perguntando se um dia chegaria lá. Assim, muitas outras perguntas vão surgindo e pode ter ficado frustrado por consequência da falta de respostas.

Acontece que esses grandes blogueiros também já estiveram na mesma situação que a sua. Afinal, ter um blog toma bastante tempo e requer muita dedicação para que possa se destacar em meio a tantos outros.

A questão é que você deve começar seu blog agora. Mesmo que você não saiba mexer com gráficos, códigos html e outros, você já pode começar a aprender.

Se pretende criar um blog ou site mais profissional, recomendo o hostgator. Clique na frase abaixo para ganhar 45% de desconto e domínio grátis por 1 ano.

Clique aqui e ganhe 45% de desconto em hospedagem com domínio grátis por 1 ano 

Quando comecei meu blog não entendia nada sobre muitas coisas, mas com o tempo fui aprimorando com ajuda de tutoriais da internet.

Para te auxiliar nesse processo, resolvemos reunir algumas estratégias para que seu blog tenha sucesso daqui para frente.

+Leia Como criar um blog gratuito

Blog de sucesso

Por que você quer ter um blog?

Antes de tudo você precisa ter em mente o motivo e quais são seus objetivos com seu blog. Você não pode iniciar um pensando apenas no dinheiro, pois normalmente quem faz isso acaba não tendo os bons resultados que espera.

Com o blog você busca divulgar sua empresa, ser autoridade no nicho escolhido, trabalhar com o que gosta, ajudar pessoas ou ganhar dinheiro sem aparecer?


Qual o resultado que você quer ter? Quanto tempo você tem para se dedicar a isso? Pense muito bem nessas perguntas, pois elas te ajudarão a alcançar o que você deseja.

Acima de tudo, você deve gostar de escrever e ter consciência de que deve se dedicar muito daqui pra frente.

Benefícios a longo prazo

Os blogs não funcionam mais como antes. Há alguns anos, os blogs eram utilizados como diário, mas atualmente as coisas mudaram.

Hoje em dia os blogs precisam passar informação útil para o público, os diários não funcionam mais por aqui, já que as plataformas de vídeo, como tiktok e youtube tomaram o lugar.

Além disso, não existem métodos para tornar um blog famoso de um dia para o outro. Isso significa que os benefícios são a longo prazo.

No meu caso, comecei a ganhar dinheiro com este blog apenas quatro anos depois de criado. A quantia em dinheiro foi aumentando depois que comecei a aprimorar o blog em relação aos textos e na otimização do template.

blog de sucesso

Como ter um blog de sucesso

1- Escolha em qual plataforma vai criar seu blog

Existem várias plataformas gratuitas para criar seu blog, como Blogger, Wix, Wordpress e outros. Basta escolher qual deles você pretende utilizar.

As plataformas mais utilizadas entre os blogueiros atualmente são blogger e wordpress. O Wordpress possui uma vasta lista de aplicações, além do suporte e reponsividade. 

Já o blogger, mesmo não possuindo opções de customização como o wordpress, não fica muito atrás dele.

2- Crie conteúdo interessante

Como já mencionado, blogs de diário não funcionam mais. Creio que um dia pode ser que eles voltem a ser como eram antes, porém, o alcance deles atualmente é baixo.

Para ter um blog de sucesso é preciso levar isso em consideração. Depois de escolher seu nicho, é hora de pensar no conteúdo que você gostaria de ler e que acha que outras pessoas também gostariam.

Não importa o nicho, seu conteúdo deve ser interessante e clicável para que se destaque em meio aos outros.

+Leia Como viralizar um conteúdo

3- Seja original

Para ter um blog de sucesso você precisa viralizar um ou mais conteúdos e para alcançar esse feito, é necessário ser original.

Se você ficar apenas na mesma criando conteúdo batido e desinteressante, você não vai chegar a lugar nenhum.

Quando comecei a levar isso em conta, as page views dos meus dois blogs aumentaram bastante e consequentemente, os ganhos também.

4- Aprenda técnicas SEO

SEO para blog é uma das melhores maneiras de se obter alcance orgânico. Em como escrever um post de qualidade, artigo que viralizou aqui no blog, fiz questão de mencionar as técnicas de SEO.

O que é SEO? Basicamente, ele serve para que seu blog tenha um bom alcance em páginas de busca, como o google, por exemplo. 

Então, ao escrever um post você deve utilizar essas técnicas colocando palavras-chave em todo o artigo. Segue abaixo como você deve fazer:

Adicione palavras-chaves:
  • Título
  • Meta description (Descrição da pesquisa no blogger)
  • Texto 
  • Imagens
A palavra-chave é muito importante para que seu artigo obtenha alcance que merece e deseja. 

5- Crie ótimos títulos

O título precisa chamar atenção dos leitores, mas não pode colocar títulos mentirosos. Isso vai contra as políticas do google.

Os títulos devem ser interessantes para que o leitor continue lendo, mas não se limite a isso, o conteúdo deve ser tão interessante quanto.

6- Crie conteúdo útil

O que viraliza entre os blogs são conteúdos úteis. Os artigos mais virais daqui são os de beleza, onde compartilho informações importantes sobre pele, cabelo e outros. Além disso, os artigos sobre finanças fazem vastante sucesso por aqui.

O conteúdo útil que realmente ajude o leitor de alguma maneira, fará ele voltar outra vez. Dessa maneira é possível fidelizar alguns leitores.

7- Crie bons designs

Os designs para post e redes sociais precisam ser chamativos e bonitos. Se você pretende ou costuma divulgar seu conteúdo no pinterest, por exemplo, vai precisar criar designs incríveis.

Mas como fazer isso?

O canva pode te ajudar nessa. Ele é uma plataforma gratuita de criação de gráficos e facilita a vida de diversas pessoas que possuem o prórío negócio e de criadores de conteúdo.

Clique AQUI para testar o canva pro por 30 dias

Mais sobre o Canva:

8- Planeje seu conteúdo

Normalmente as coisas costumam dar errado quando não se tem um planejamento. Depois de escolher sobre qual conteúdo você vai falar, é hora de planejar.

Faça uma pesquisa no google utilizando palavras-chave do seu nicho e desenvolva seus artigos com base nisso. O ubersuggest, por exemplo, pode te dar diversas ideias de post.

9- Trate seu blog como um trabalho

Não levar a sério é um dos maiores erros que blogueiras e blogueiros que não conseguem ter um blog de sucesso acabam cometendo.

Quando passamos a tratar nosso blog como um trabalho, as coisas mudam para melhor e conseguimos evoluir em meio a blogosfera.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Um comentário

  1. Oi!
    Eu adorei o artigo é bem informativo, eu tenho blog e sempre estudo para ter mais acesso e conseguir renda

    ResponderExcluir

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.