Apartamento pequeno: melhores ideias de decoração para apartamento pequeno | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Apartamento pequeno: melhores ideias de decoração para apartamento pequeno

Atualmente não é difícil decorar um apartamento pequeno. Devido à grande quantidade de apartamentos menores, é possível contar com uma diversidade de possibilidades.

Apartamento pequeno
Se você acha seu apartamento pequeno demais para decorar do seu jeito, fique sabendo que esse é um pensamento totalmente equivocado. E neste artigo você vai ver as melhores dicas e ideias de decoração para apartamento pequeno.

É possível decorar um apartamento pequeno?

Sim, é possível decorar um apartamento pequeno. A chave para decorar um apartamento pequeno é usar o máximo de espaço possível. Escolha móveis e artigos de decoração que aproveitem o espaço vertical, como estantes, prateleiras e armários. 

Utilize também a luz natural ao seu favor. Escolha móveis e decoração que reflitam a luz, como espelhos, branco e tons claros. Se possível, remova as paredes e dividas para criar mais área de circulação. Finalmente, opte por pequenos móveis, como mesas de centro, sofás e camas.

Essas são apenas algumas das diversas dicas que pode considerar ao decorar seu apartamento.

Apartamento pequeno
Apartamento pequeno: melhores ideias de decoração para apartamento pequeno

Se você se mudou para um apartamento pequeno, tem intenções de fazer isso ou comprou um, não se preocupe quanto ao espaço.

Confira abaixo algumas ideias para aumentar o espaço do seu apartamento utilizando dicas de decoração:

1- Crie ilusões de espaço: Use móveis de tamanho compacto, mas de aspecto volumoso; opte por tons claros e estilos simples para os móveis; utilize espelhos para aumentar a sensação de espaço; e utilize luzes difusas para criar uma ilusão de profundidade.

2- Organize e maximize o espaço: Use cada centímetro de espaço disponível; crie armazenamento embutido; utilize organizadores compactos; e escolha móveis multifuncionais. 

3- Crie pontos focais: Use revestimentos de parede ou papel de parede para adicionar cor e caráter ao espaço; utilize empilhados de arte parede para adicionar interesse visual; e adicione almofadas alegres e artigos decorativos para um toque de estilo. 

4- Aproveite a luz natural: Escolha cortinas leves e translúcidas para deixar a luz entrar; limpe e mantenha as janelas limpas; e adicione refletores de luz para ajudar a iluminar as áreas escuras.

Neste conteúdo você anda vai ver as melhores ideias de decoração para apartamento pequeno. Confira abaixo!

1- Use móveis multifuncionais

Apartamento pequeno
Opte por móveis que possam servir para mais de uma função, como sofás-cama, mesas de centro com gavetas ou camas com gavetas embaixo.

Móveis multifuncionais são excelentes para qualquer espaço. Eles são versáteis, permitindo que você use um único móvel para várias tarefas diferentes. Se você está procurando economizar espaço, eles são uma ótima opção. 

Apartamento pequeno
Você pode usar um móvel multifuncional para servir como mesa de trabalho, assim como para armazenar livros, papéis ou outros itens, e ainda para servir como um criado-mudo ou mesa de café. 

Outra maneira de usar móveis multifuncionais é para criar espaços de armazenamento adicionais. Eles são ótimos para acomodar itens como mantimentos, roupas, artigos de higiene e muito mais. Eles também podem ser usados para criar um espaço de entretenimento para a família, como um rack para TV, mesa de jogos e até mesmo um painel de controle para sistemas de som. 

Seja qual for o seu objetivo, móveis multifuncionais são uma ótima opção para criar um espaço prático e versátil. Eles podem ser encontrados em uma variedade de tamanhos, cores e materiais, para se adequar às suas necessidades.

2- Use cores claras

Apartamento pequeno
As cores claras ajudam a dar a impressão de que o espaço é maior do que realmente é. Uma dica para decorar um apartamento pequeno com cores claras é focar em tons de branco. Você pode usar branco em todas as paredes e mobília para criar um espaço moderno e alegre. 

Além disso, adicione acessórios coloridos, como almofadas coloridas, cortinas ou quadros. Se você quiser adicionar um pouco de cor, opte por tons de bege ou cinza claro para não sobrecarregar o ambiente. A luz natural também pode ser usada para criar um ambiente mais aconchegante e luminoso. 

3- Use espelhos

Apartamento pequeno
Espelhos são ótimos para aumentar o espaço visual e dar a impressão de que o ambiente é maior. Para aproveitar melhor o espaço, você pode escolher espelhos mais finos e menores, que podem ser embutidos na parede. 

Esses espelhos podem ser colocados no banheiro, na sala de estar, no quarto ou até mesmo na entrada. Além de serem versáteis, eles também ajudam a refletir a luz, o que pode dar a impressão de um espaço maior. 

Outra opção é usar espelhos aramados, que são modernos e oferecem um toque contemporâneo a qualquer espaço. Você também pode utilizar espelhos de formas variadas para criar um efeito de profundidade, eles também ajudam a criar uma decoração interessante no ambiente.

4- Use móveis suspensos

Apartamento pequeno
Móveis suspensos, como prateleiras e armários, ajudam a economizar espaço e a deixar o ambiente mais leve.

Uma das melhores maneiras de adicionar mais espaço a um apartamento pequeno é usar móveis suspensos. Estes tipos de móveis são feitos para serem pendurados na parede, criando assim uma área útil no chão. Eles vêm em uma variedade de tamanhos, formas e estilos para satisfazer as necessidades de qualquer apartamento. 

Os móveis suspensos são ideais para criar espaço extra em qualquer sala, desde o quarto de hóspedes ao escritório em casa. Apenas certifique-se de que os ganchos e parafusos usados ​​para montar os móveis na parede sejam fortes o suficiente para suportar seu peso.

5- Use luzes indiretas

Apartamento pequeno
Luzes indiretas, como luminárias de piso ou de teto, ajudam a criar um ambiente aconchegante e a economizar espaço.

Uma boa opção para iluminar um apartamento pequeno é usar luzes indiretas. Você pode usar spots de luz em cima das paredes ou lâmpadas em piso e parede para criar um ambiente aconchegante e mais amplo. Outra opção é usar luzes de teto embutidas para criar um clima suave. 

Além disso, você também pode usar lâmpadas de mesa ou luminárias para criar pontos focais e destacar certas áreas.

6- Use cortinas

Apartamento pequeno
As cortinas são ótimas para esconder o que não queremos ver e para dar um toque de cor ao ambiente. Para um apartamento pequeno, você pode optar por cortinas leves e sutis como as cortinas de voil. Elas são delicadas e permitem que a luz entre, ao mesmo tempo que protegem a privacidade. Outra opção são as cortinas de tecido translúcido ou cortinas romanas. 

Elas são elegantes e permitem que a luz entre, criando um ambiente aconchegante. Se você quiser algo mais escuro para bloquear a luz do sol, opte por cortinas blackout. Elas são ótimas para quartos ou salas de estar, pois garantem mais privacidade e podem ajudar a reduzir o calor.

7- Use plantas

Apartamento pequeno
As plantas são ótimas para dar vida ao ambiente e para criar um ar mais aconchegante. Confira abaixo algumas que podem ser cutivadas dentro de casa:

1. Philodendron 
2. Costela de Adão 
3. Dracaena Marginata 
4. Palmeira Areca 
5. Filodendro da Paz 
6. Dracaena Janet Craig 
7. Aloe Vera 8. Calathea 
9. Samambaia 
10. Zamioculcas Zamiifolia


Você pode ver mais sobre decoração com plantas clicando no link acima. No artigo eu dou várias dicas de como decorar sua casa ou apartamento com plantas.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.