Móveis de palete: 10 ideias de decoração com móveis de palete | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Móveis de palete: 10 ideias de decoração com móveis de palete

Os móveis de palete estão conquistando pessoas ao redor do mundo por ser uma ótima alternativa de decoração dando um ar rústico e principalmente por ser uma opção econômica.

Móveis de palete
Originalmente paletes de madeira são utilizados para armazenar itens de grande porte e diversas outras coisas. Porém, eles ganharam uma nova utilidade se tonando um recurso para designs de casa. 


Os paletes de madeira podem ser desmontados em pranchas para facilitar a confecção de um novo móvel de palete. A madeira pode ficar como nova, rústica ou até mesmo divertida. Dessa maneira, é possível criar móveis originais e exclusivos totalmente de graça.

Como escolher o palete corretamente 

Para escolher o palete corretamente existem algumas coisas que você deve considerar para evitar acidentes e para que o seus móveis de palete durem por muito tempo. Confira abaixo:

1- Verifique o estado do palete

É muito importante analisar o estado do palete verificando se ele possui rachaduras ou outras avarias. Certifique-se que o material esteja firme. Desse modo, além de durar mais tempo, isso vai evitar acidentes.

2- Conheça os tipos de palete

Para saber qual é o palete ideal para criar seus móveis é importante conhecer quais são os tipos. Confira abaixo quais são:

  • Paletes descartáveis;
  • Paletes comuns;
  • Paletes PBR (Palete Padrão Brasileiro);
  • Palete plástico PBR;
  • Palete duas entradas;
  • Palete quatro entradas.

Dentre tantos materiais e tipos, é importante escolher o melhor para a confecção dos seus móveis de palete. Para móveis, o melhor material de palete de madeira que é resistente fácil de consertar. Sendo assim, o palete PBR é perfeito para isso.

3- Retire os grapos e pregos soltos

Retirar pregos e grampos soltos do palete é fundamental. É importante para que não se machuque ao fazer o móvel e para que não perfurar ninguém no futuro. Para ter certeza, desmonte todo o palete e verifique se é seguro e que ele está livre de objetos pontiagudos.

Móveis de palete
Móveis de palete: 20 ideias de decoração com móveis de palete

Para te ajudar, reunimos aqui as melhores ideias de móveis de palete para decorar a sua casa da maneira mais original, exclusiva e claro, econômica!

1- Mesa de jantar de palete

Móveis de palete
Você pode criar uma mesa original utilizando paletes de madeira. Uma mesa de paletes, além de dar um toque exclusivo, também é muito funcional podendo decorar o interior e o exterior de uma casa. A melhor parte é que ela pode ser conforme a disponibilidade de espaço que você tem, quantas pessoas tem na casa com base no design de sua preferência. 

Isso significa que mesmo que você tenha um apartamento pequeno ou queira comportar a sua grande família e amigos em uma mesa, você pode fazer isso com móveis de palete.


2- Ilha de cozinha de paletes

Móveis de palete
Os paletes podem ser usados ​​para criar todo tipo de móvel. Você pode até mesmo utilizá-los para criar uma ilha de cozinha. Você pode até mesmo pintar seus móveis de palete da cor que quiser para combinar com os demais móveis da sua cozinha.

3- Mesa de decoração externa

Móveis de palete
O palete é o material ideal para decoração externa. Ele é responsável por dar aquele toque rústico ao espaço podendo ser muito útil e funcional, não apenas como um objeto decorativo, mas criando móveis de palete funcionais.

4- Mesa de centro de palete 

Móveis de palete
Uma mesa de centro feita de palete é muito fácil de ser confeccionada. Dependendo do tipo de paletes de madeira que você usa, você pode criar uma mesa de centro semelhante com mais ou menos rusticidade para combinar com seu estilo de decoração. 

5- Sofá de paletes 

Móveis de palete
Mesmo que seja um pouco difícil de acreditar, este lindo sofá foi feito com palete. Parece ser difícil de fazer, mas não é! Para tornar o móvel mais confortável, basta colocar algumas almofadas e um acolchoado. Assim, você vai poder até tirar um cochilo nele.

6- Mesa de escritório de palete

Móveis de palete
Se você está procurando uma mesa de computador de tamanho perfeito, mas não quer gastar muito com isso ou não tem dinheiro, não se preocupe! Você pode facilmente fazer sua própria mesa de paletes de madeira. Você também pode criar a mesa da maneira que preferir utilizando cores ou deixando na cor original para dar um toque rústico.

7- Cama de palete para animais de estimação

Móveis de palete
Seu animal de estimação merece uma cama confortável para dormir ou tirar um cochilo. Essas camas para animais de estimação são muito fáceis de fazer e não custam muito. Para ficar confortável adicione um travesseiro confortável e algumas decorações se quiser.

8- Jardim vertical de palete

Móveis de palete
O jardim vertical está em alta e é útil não apenas para decoração, como também colocar algumas plantas para utilizar na cozinha como chás e temperos. Essa ideia é ótima para quem mora em apartamento e não tem quintal.

9- Bancada de palete

Móveis de palete
Para quem mora de aluguel e quer ter uma bancada em casa essa é a ideia que você precisa! A bancada de palete pode ser utilizada para armazenar itens de cozinha ou até mesmo colocar itens de decoração em cima dela.

10- Aparador de palete

Móveis de palete
Você acha que aparadores são caros demais? Que tal fazer um de palete? Sim, você pode ter um aparador em casa pagando pouco a depender dos materiais que utilizar. Também ode utilizar tinta da cor que preferir para pintar seu mais novo móvel e utilizar algum material como vidro ou madeira para a parte de cima.

Conclusão

Os móveis de palete estão em alta e podem ser a resposta para o que está procurando. Nesse sentindo, você pode economizar e ter móveis incríveis em casa e pode mobiliar sua casa como preferir. 

Algo muito importante que deve se lembrar é de tomar bastante cuidado ao confeccionar um móvel e manipular um palete. A primeira coisa que deve fazer, é verificar se tem algum prego virado de ponta para cima e lixar bem a madeira para ficar livre de farpas. A segurança deve ser levada a sério para que ninguém se machuque durante a confecção ou até mesmo após os seus móveis de palete serem feitos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.