Gerar tráfego para site: 10 maneiras de gerar tráfego orgânico para site ou blog | Quinze Pras Nove

By Ana Letícia

Gerar tráfego para site: 10 maneiras de gerar tráfego orgânico para site ou blog

Gerar tráfego para site ou blog não é nada fácil principalmente nos dias de hoje. Confira como gerar tráfego orgânico para site ou blog.

Gerar tráfego para site
Atualmente as pessoas preferem vídeos a textos, porém em muitos casos, algumas ainda preferem textos onde podem encontrar a resposta para suas perguntas de maneira mais rápida. Basta fazer uma pesquisa no google que você encontra uma diversidade de respostas para uma questão.

Se você pensa que as pessoas não leem mais blog, está profundamente enganado. A partir do momento em que você tem uma dúvida sobre saúde, beleza, tecnologia ou outros e pesquisa no Google, é possível encontrar uma grande variedade de conteúdos em vídeos e textos.

Todos os links que encontramos ao fazer uma rápida pesquisa em uma plataforma de busca são blogs ou sites.

Isso significa que mesmo não sabendo, muitas pessoas ainda leem blog. Então se você é iniciante, ainda pensa em criar um blog ou já é experiente no assunto seu site ou blog pode ter relevância. 

Neste conteúdo você vai ver como gerar tráfego para site ou blog de maneira totalmente orgânica. Ou seja, você não vai precisar pagar nada por isso.

O que é tráfego?

Na internet o tráfego corresponde a quantidade de visitantes que seu site ou blog possui. Por isso, quanto mais tráfego, mais pessoas estão consumindo o conteúdo que você produz.

Caso você monetize seu blog, é melhor ainda. Principalmente se seu blog ou site tem anúncios. Assim, quanto mais tráfego ele tem, mais dinheiro você ganha.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é o mais almejado pelos criadores de conteúdo pelo fato de ser algo que o público procura e pelo qual ele realmente quer ler. Neste blog, mesmo pagando por tráfego, a maior parte das visualizações diárias dele são orgânicas.

Veja abaixo as 10 fontes de tráfego que tenho segundo o Analytics:

Gerar tráfego para site
Essas são as fontes de tráfego que tive nos últimos 12 dias e o Google foi o maior de todos por conta das estratégias de SEO que utilizo há um tempo por aqui.

No Facebook o tráfego é pago e tem dado um bom resultado, até mesmo financeiramente falando, pois, os ganhos nas plataformas de anúncio tem aumentado bastante.

O que é tráfego pago?

O tráfego pago é quando você paga para direcionar visualizações para seu site ou blog. Atualmente você pode contar com diversas plataformas que permitem que você pague para que divulgar seu trabalho. Veja abaixo algumas plataformas que contam com tráfego pago:
  • Facebook Ads;
  • Pinterest Ads;
  • Google Ads.
Além desses, existem vários outros que também podem te dar bons retornos e o tráfego que você precisa para seu blog ou site.

Por que gerar tráfego é importante?

Se você quer ganhar dinheiro com blog ou site, é preciso gerar tráfego, pois como já disse, quanto mais tráfego mais pessoas você alcança e mais dinheiro você ganha.

Veja abaixo as 10 maneiras de gerar tráfego para site ou blog das melhores maneiras possíveis.

Gerar tráfego para site

Gerar tráfego para site: 10 maneiras de gerar tráfego orgânico para site ou blog

Antes de saber como gerar tráfego para site ou blog, é necessário saber onde o seu público está e que fazer SPAM não é legal para seu negócio. 

Para isso, primeiramente é preciso saber qual o seu nicho. Então antes de qualquer coisa, escolha seu nicho e confira onde estão seus possíveis leitores.

Aqui reuni 10 maneiras de gerar tráfego orgânico para site ou blog sem pagar nada por isso e consequentemente ganhar dinheiro com isso.

1- Google (SEO)

Como mostrei no ínicio o Google é a maior fonte de tráfego desse blog. Isso aconteceu graças aos métodos de SEO que são os seguintes:
  • Palavras-chave;
  • Palavra-chave no link permanente;
  • Descrição da pesquisa;
  • Palavra-chave em todo o texto.
No post sobre como aparecer na primeira página do google expliquei com detalhes sobre o SEO e todos os métodos que você pode utilizar para conseguir aparecer por lá. 

Inclusive essa semana mais uma vez consegui fazer um post novo aparecer na primeira página e isso me surpreendeu muito!

Ao gerar tráfego para site ou blog, pense exatamente em como levar o SEO para todos as postagens de maneira que seu post consiga estar entre as primeiras páginas no google.

2- Pinterest

O Pinterest é uma das maiores fontes de tráfego orgânico deste blog. Além de ser uma ótima plataforma para encontrar ideias sobre um determinado assunto, é onde a maioria dos criadores de conteúdo divulgam seus trabalhos.


Algo que é importante ressaltar, é que você precisa saber como usar o Pinterest para viralizar nele. Se você conferir nas imagens abaixo, pode ver que tudo depende do tipo da imagem que você publica.
Gerar tráfego para site
As duas imagens foram publicadas no mesmo momento, mas a primeira teve mais visualizações e cliques por dar destaque na palavra-chave. 

Viu como é fácil? Basta criar boas imagens que você pode fazer no Canva que é uma plataforma gratuita para criar designs. 

Porém, caso queira criar imagens mais profissionais e ter acesso a fontes, imagens e ilustrações exclusivas, você pode pagar um valor por mês do Canva Pro.


Para ter uma boa visibilidade no Pinterest você precisa postar lá todos os dias imagens de qualidade e o Canva pode te ajudar a criar essas imagens, mas isso não significa que você precisa criar e postar imagens todos os dias. 

Você pode tirar um dia da semana para criar as imagens e agendar através do Tailwind. Pelo Tailwind você pode agendar suas postagens do Instagram e Pinterest escolhendo o dia e horário que a postagem será publicada.


Agendando seus posts você pode poupar tempo e conseguir mais visibilidade na internet com seu conteúdo.

3- Facebook

O Facebook ainda pode ser uma ótima fonte de tráfego para criadores de conteúdo sendo tráfego pago ou tráfego orgânico. Atualmente tenho utilizado o Facebook Ads para trazer tráfego pago para meu blog. 

Como pode ver na imagem das minhas fontes de tráfego segundo o Analytics, o Facebook está em quarto lugar também tomando as sexta, sétima e nona posição.

POSTS RELACIONADOS A OBTER TRÁFEGO PARA SITE OU BLOG:
4- Instagram

Se você já tem um público no Instagram, é possível direcionar tráfego através do seu perfil do Instagram. Caso ainda não tenha um público por lá, você vai precisar produzir conteúdo exclusivo para a rede social, assim como no caso do Pinterest.

Mais uma vez indico o Canva para poder criar os designs, logo e tudo o que precisará para alimentar seu perfil do Instagram.


Para agendar seus posts você também pode usar o Tailwind para agendar deu conteúdo semanal ou até mesmo mensal do Instagram.


5- Youtube

O Youtube também pode gerar tráfego para site ou blog e você não precisa aparecer para isso. Você pode criar alguns shorts com imagens para poder divulgar seu trabalho. 

Mas também é importante destacar que o Youtube pode impedir que publique links de sites nos comentários de outros vídeos.

6- Lista de e-mail

Ter uma lista de e-mail é fundamental para quem precisa gerar tráfego para site ou blog. Com ele é possível ter mais visualizações. 

Ela funciona de maneira bem fácil: o leitor que se interessar nos seus serviços ou conteúdo, inscreve seu e-mail para receber as novidades publicadas.

7- Tiktok

O Tiktok mesmo sendo uma plataforma de vídeo que não permite links em comentários, ele permite link na biografia e que divulgue suas redes sociais através do seu perfil.

8- Telegram

Você pode buscar por grupos no Telegram com o mesmo nicho que o seu e divulgar seus posts por lá. Além disso, também pode criar seu próprio grupo, atrair pessoas e divulgar os links por lá para gerar tráfego para site.

O Telegram tem sido bastante utilizado e o que antes era utilizado quase que apenas quando o Whatsapp ficava fora do ar, atualmente é tão utilizado quanto.

9- Whatsapp

Como mencionei o Whatsapp acima, não posso deixar de falar sobre ele. Porém, é necessário tomar cuidado para não acabar fazendo SPAM nos grupos.

Ao em vez de simplesmente publicar o link em um grupo ou no privado, preocupe-se também em escrever uma prévia sobre o texto.

10- Twitter

O Twitter não é uma rede social esquecida. Muito pelo contrário, ele tem ficado cada vez mais popular e atualmente quase todo mundo utiliza. 

Crie um perfil no Twitter para divulgar seus novos posts e serviços, mas se você quiser gerar mais trafego para site ou blog, precisa criar conteúdo exclusivo para o seu perfil assim como seria no Instagram e Pinterest. Caso contrário, você só precisará publicar o link com um breve resumo do post.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos para ajudar no crescimento do blog!

Não esqueça de compartilhar este post e me seguir no Pinterest

Nenhum comentário

Postar um comentário

- Esse espaço está sempre aberto para dicas, críticas construtivas opiniões e sugestões. Isso é de grande importância para o andamento do blog e me incentiva a continuar.
- Não é permitido spam.
- Não é permitido comentário que não tenha ligação com o post.
- Clique em notifique-me para receber uma notificação quando eu responder seu comentário.